QUE BOM TER VOCÊ AQUI

Quem escreve, raramente escreve somente para si próprio.
Assim, espero que você leia, goste, curta, comente, opine.
E tem de tudo: de receitas a lamentos; de músicas à frases: de textos longos a objetivos.
Que bom ter você aqui....

sexta-feira, 17 de maio de 2013

MUDOU?

Quando eu tinha 15 anos, diariamente lia a Gazeta do Povo e o Estado do Paraná no balcão da panificadora da Riachuelo. Não me interessava nada por política, que tinha, naqueles idos, volume restrito de informações, mas sempre dava uma "bisoiada" nas manchetes. E datam daqueles tempos, notícias que até hoje leio e fico pensando. "Liberada verba para seca no nordeste", " Governo Federal incentiva a produção industrial", "Combate à criminalidade será intensificado", " Salários terão correção por nova medida", "Bairros recebem melhorias em asfalto e calçadas", "Prefeito percorre a pé região da periferia", "Governo Militar aumenta a censura à imprensa".......e por aí iam notícias que mexiam com os ânimos de jornalistas e leitores.
Hoje, passados 50 anos, leio jornais e vejo que quase tudo continua como era. E o pior: temos pela frente uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, sem falar na vida do Papa e outros eventos. Socorro!!! V exame não vamos dar, mas preocupa o que vem por aí.
Grandes obras liberadas para estádios, centenas de milhões de reais liberados, construtoras felizes, políticos mais ainda, gente trabalhando para este ou aquele estádio ficar dentro das normas da FIFA, gente ganhando dinheiro por dentro e por fora, uma festa.
A seca no nordeste continua, se agrava a cada mês pela falta de chuva, centenas de milhões foram distribuídos, políticos construíram lindas casas em Olinda, na praia de Amoaras, grandes apartamentos foram comprados em avenidas à beira-mar, chácaras, fazendas e outras aquisições para enriquecer quem já era rico. E a seca? Tá lá. Nordestinos teimam em permanecer na região, gado morrendo por falta de água, comida escassa a cada semana, gente meio largada pelas preocupações dos políticos da região e nacionais.
A produção nacional sobe e desce, impostos matam qualquer investimento maior, carga tributária diminui o ânimo do empresário, choradeira mensal como de sempre. E o governo, arrecadador de tudo isto, gastando pra lá e pra cá, gastando mal e aumentando o déficit público. Sem falar nas falcatruas, que devem existir.
O tal do combate à criminalidade aumentou, aumentaram as infrações, a droga tomou conta, o larápio de carteiras sumiu, os menores passaram a andar armados, "coca de 10" tomou conta das ruas, pedras de crack infestam as cidades, policiais são sócios do crime, enfim, a coisa piorou quando deveria ter melhorado. Ineficiência? Parceria com o crime? Aumento da desigualdade? Pensemos......
Bairros continuam precisando de melhorias, povo meio abandonado pisa na lama, anda 10 quadras para pegar o ônibus, caminha por calçadas que não existem, desviam do lixo diário derramado por vizinhos, sofrem e pagam o tal do IPTU.
Isto tudo, sem falar uma linha sobre a saúde, que merece um capítulo à parte.
Vem aí o Papa novamente e provavelmente irão levar o homem a uma favela, pois cada estrangeiro que aqui chega, vai a alguma favela. Se este é nosso cartão de visitas, salvem-se todos......de repente, a Dona Dilma lança o cartão hóstia, que ainda falta entre tantos cartões.......
O que se conclui, sem muito pesquisar, é que a máquina gira, alguns lados melhoram e outros continuam servindo de torneira para liberação de grandes verbas que não chegam ao destino. Vejam as enchentes do Rio de Janeiro de um ano atrás.....ainda tem gente morando de favor. E o dinheiro, saiu.
E quanto às favelas, nada contra, mas me parece que temos lugares melhores para levar visitantes estrangeiros quando aqui chegam.
Mas, como não podemos alterar este passo a passo, apenas continuemos lendo.
E pensando.....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário